Um ponto que contribui para o crescimento do seu negócio é a precificação adequada dos produtos. Isto é, definir o preço certo de cada item é fundamental para gerar lucro e se manter competitivo no mercado. Na moda íntima não é diferente, e para acertar nesse cálculo é necessário levar em conta diversos fatores como seus custos, seus concorrentes, entre outros. Neste post, vamos apresentar algumas dicas úteis para que você defina o melhor preço para as suas lingeries. Confira!
Fatores a serem avaliados antes de definir o preço
Antes de estabelecer o preço dos produtos de moda íntima, é preciso avaliar algumas questões como:
- Custos fixos: são considerados custos fixos os valores para adquirir o produto, os gastos com a manutenção do negócio, como água, luz e funcionários. Esse valor bruto precisa ser dividido entre todo o volume produzido.
- Custos variáveis: são os gastos que mudam conforme a quantidade produzida ou vendida durante o mês. Isto é, impostos, comissão do cartão de crédito, comissões de vendas, perdas e roubos. Além disso, também é importante incluir um percentual para cobrir a inadimplência.
- Margem de lucro: é o valor que você deseja ganhar acima do custo do seu produto. Ou seja, é o quanto você lucra após debitar os custos.
- Percepção de valor: está relacionada ao quanto sua marca vale perante o público. Quanto maior for o seu investimento em marketing, por exemplo, maior será a percepção de valor dos consumidores sobre o seu negócio.
Equação para calcular o preço
Após saber o valor dos custos fixos e variáveis, além do quanto você deseja lucrar, é hora de determinar o preço mínimo a ser cobrado. Para isso, existe uma equação simples, que soma os custos (divididos pelo volume de vendas) e aplica a margem de lucro sobre este valor. Veja abaixo:
PV = Custo da mercadoria / 100% – (%CF + %CV + %ML)
Leia também: Dicas para aumentar as vendas de lingerie
Percepção de valor
Para saber quanto vale no mercado uma lingerie da sua marca, é preciso levar em conta alguns fatores. São eles:
- Concorrência: realize pesquisas de mercado para descobrir o valor cobrado por seus concorrentes.
- Realize testes de preço: arrisque e cobre um valor um pouco mais alto do que você acredita que seu produto vale. Observe como as vendas se comportam.
- Agregue mais valor ao seu produto: dessa maneira, você consegue cobrar mais por ele. Para isso, utilize produtos de boa qualidade e atuais, siga as tendências de moda mais recentes. Além disso, tenha atenção ao atendimento e apresentação da loja. Estes fatores também valorizam o produto.
- Mantenha o equilíbrio: mantenha o valor do seu produto em equilíbrio, com uma margem de lucro adequada para o mercado que você deseja atingir.
Após seguir essas dicas, digamos, por exemplo, que você chegou à conclusão que seu produto vale, no mínimo, R$ 60,00. Essa é a percepção de valor e, a partir dela, você pode definir o preço do produto e ajustar os valores conforme for necessário.
Por fim, esperamos que o conteúdo acima ajude o seu negócio e crescer cada vez mais!
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