Nós sempre ouvimos falar sobre tendências, não é mesmo? Em um determinado período as listras estão na moda, em outros, o xadrez. O que está em alta muda o tempo todo. Mas, afinal, de onde surgem essas tendências? Continue lendo que nós iremos te contar!
Tendência é o que se usa e se consome durante um período. São peças de roupas, sapatos, bolsas e acessórios. Além de cores, estampas, tecidos, formatos e materiais presentes no gosto de determinado público em uma estação do ano ou momento específico. São previsões e suposições obtidas por meio de pesquisa de consumo, análise de contextos sociais, de desejos dos consumidores, de criações inovadoras de estilistas, entre outros. São as tendências que guiam e movimentam a indústria da moda.
Na moda é comum utilizarmos dois termos para classificar as tendências. São eles:
As macrotendências são maiores e mais amplas. São tendências observadas em um nível mais extenso e global. Elas exercem influência e geram impacto sociais por grandes períodos, pois trata-se de referências a grandes movimentos socioculturais que influenciam a sociedade, a cultura, a economia e o consumo. Como exemplos de macrotendências atuais podemos citar a sustentabilidade, o consumo consciente e o movimento feminista.
Ao contrário das macrotendências, elas são passageiras, de ciclo curto. Ou seja, são consideradas febres momentâneas e não geram grandes impactos sociais. Nelas se encaixam os modismos, que vendem muito em pouco tempo e são bastante lucrativos.
A maioria das tendências de moda são lançadas pelas grandes grifes, que são copiadas por marcas menores. Elas identificam antes de todo mundo o que as pessoas desejam, mesmo que de forma conceitual. Então, o conceito é desmembrado em vários produtos. Essa teoria é conhecida como gotejamento, do inglês trickle down, que coloca a alta costura no topo da pirâmide de influência.
Além disso, existe outra teoria, chamada de ebulição, do inglês bubble-up, onde acontece o inverso: as tendências surgem nas ruas, a partir de atitudes e combinações dos próprios consumidores, que tornam o streetstyle referência para os criadores. Mas, independentemente do surgimento, as tendências seguem uma sequência específica e fácil de identificar: lançamento, aceitação, consumo, cópia, massificação e desgaste.
Certamente, depois de conferir este artigo ficou mais fácil compreender a importância de estudar tendências para desenvolver coleções de sucesso.
Confira também o nosso post com as apostas de tendências de moda íntima para 2020.
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